sábado, 15 de outubro de 2016

4 Dicas para ajudar a estimular a linguagem do seu filho

Como todos sabemos, a linguagem é algo muito importante no desenvolvimento infantil. Por isso mesmo, é importante que os pais a saibam estimular para ajudar as crianças a atingirem o seu potencial. Abaixo estão algumas dicas de como o deve fazer.

1. Converse com o seu filho

Claro que nos primeiros meses de vida, os bebés ainda não percebem o que se lhes diz, mas isso não implica que não se converse com eles. O facto de imitirmos sons ao nosso filho se torna importante. A comunicação desenvolve-se não só através da linguagem verbal, mas também das entoações que se dá ao discurso e também da linguagem não verbal, pelo que é boa ideia habituar-se a conversar com seu filho logo desde os primeiros tempos de vida. É também importante que os pais contem histórias aos filhos. E em que idade devemos contar? Parece estranho mas faz todo o sentido contar a partir dos dois meses de idade.

2. Evite ecrãs

Aqui a palavra "ecrãs" direciona-se à televisão, aos tablets, aos telemóveis, aos computadores, etc... Estes devem ser evitados nos primeiros anos de vida e mesmo logo depois dessa idade, deve ser feito de forma limitada pois pode causar a falta de estimulação da linguagem e o consequente atraso na aquisição de competências de comunicação. Depois dos 2 anos o contacto com os ecrãs pode ser feito de forma ocasional, mas é importante perceber que essa é uma prática muito solitária e que diminui os tempos de conversação e convívio entre pessoas, pelo que se torna imperioso controlar bem o tempo de exposição, para não ser exagerado (no máximo, cada criança pode passar até 2 horas por dia em actividades desse género, embora até aos 6 anos esse tempo deve ser claramente inferior).

3. Evite falar "à bebé"

No primeiro estagio profissional que tive, fui logo alertada para a linguagem que utilizava. Segundo a Educadora que estava comigo, os bebés percebem as pequenas palavras que pronunciamos. Os bebés aprendem a falar através daquilo que ouvem. Ao falar "à bebé" vai estar a ensinar a fala menos correta, o que lhe vai dar dois trabalhos: ensinar mal, para depois ensinar bem. Por vezes pensa-se que é o método mais fácil para os bebés aprenderem a falar mas não trás nenhum benefício porque posteriormente terá de ensinar a fala correta.

4. Converse à mesa

É importante que as famílias tenham rotinas de convivência saudável e tranquila durante as refeições e que transmitam esse comportamento à criança. As televisões, tablets e telemóveis devem estar desligados, pois são focos de distracção que não devem ser utilizados nesses momentos. Conversem e desfrutem da companhia uns dos outros.


Beijinhos
Cláudia Fernandes




Sem comentários:

Enviar um comentário