sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Gestão de Recursos Humanos: Técnicas de Recolha de Informação


Existem várias técnicas para recolher a informação sobre o conteúdo a ser trabalhado, sendo as mais comuns a observação, os questionários e a entrevista.


Observação

Uma das técnicas mais utilizadas é a observação. Esta requer que o analista observe todo o trabalho a ser realizado e que também anote apontamentos. Esta técnicas permite recolher informação sobre vários aspetos como a complexidade das tarefas, os fluxos de trabalho, a eficiência da produção, as condições do trabalho e os materiais a utilizar.

Questionário

O questionário consiste numa série de perguntas devidamente estruturadas relacionadas com o posto de trabalho. Permite obter uma informação específica sobre a função.

Toda a construção do questionário requer um certo planeamento rigoroso. Eis alguns conselhos:

  1. Procure questionários utilizados por outras empresas existentes em manuais, livros, etc.;
  2. Mantenha sempre um questionário curto. Como todos sabemos, a maior parte das pessoas não gosta de preencher questionários. Quanto mais longo for, menor é a atenção; 
  3. Procure sempre que cada questionário seja preenchido no trabalho e não em casa. Os questionários preenchidos em casa nem sempre são fiáveis;
  4. Categorize as respostas;
  5. Antes de fazer a análise definitiva, teste o questionário com pessoas de confiança;
  6. Inclua uma ou mais perguntas de resposta aberta, para permitir alguma informação adicional.

Entrevista

Esta é uma técnica bastante popular que consiste numa conversa orientada por um guião previamente preparado. Nesta técnica, o analista recolhe a informação necessária. Comparando a entrevista com o questionário, esta técnica tem mais vantagens nomeadamente o diálogo, a possibilidade de trocar informação. Existe uma maior recolha de informação.


Sem comentários:

Enviar um comentário